terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sobre Design

DESENHO INDUSTRIAL ou DESIGN

Introdução

O termo Design tem origem na língua inglesa e significa desenho, composição visual ou projeto (em português) o qual contém um plano intencional a serviço dos meios de reprodução em massa. Design é o “estilo da cópia”. Possui características exteriores, mas, sobretudo, se importa mais com relações estruturais e funcionais.

“O Design é uma atividade que consiste em criar, segundo parâmetros econômicos, técnicos e estéticos, produtos e objetos que serão em seguida fabricados e comercializados”. (VITRAC apud SCHULMANN, 1991)

“A maioria dos produtos que nos acompanha em nossa vida diária foi objeto de um estudo de design industrial. Infelizmente, o grande público compreende muito freqüentemente, o Design como um fenômeno marginal, que produz objetos efêmeros" (SCHULMANN, 1991).

Histórico

O Design surgiu com o nascimento da Revolução Industrial, com a divisão do trabalho e a especialização por tarefas. A Revolução Industrial trouxe a possibilidade da reprodução em massa dos objetos.

Neste período, tenta-se aproximar artesão e máquina, surgindo a idéia de produzir artigos baratos em menor período de tempo. Tais artigos deveriam ser de simples execução já que as máquinas não poderiam imitar o trabalho manual em toda sua riqueza de detalhes.

Apesar da produção de impressos ter atingido no final do séc. XIX a produção de milhares de unidades, a maioria dos autores menciona o início do séc. XX como o momento inicial da massificação do Design. É a valorização dos “bens duráveis” em detrimento dos “bens efêmeros”.

Temos no Fordismo um importante paradigma histórico na definição dos grandes movimentos econômicos, sociais e culturais na primeira metade do séc. XX. O automóvel foi o primeiro grande exemplo de uma sociedade que começava a ser mecanizada. Henry Ford produziu o “Modelo T” e foi responsável pelo surgimento das bases do moderno sistema de produção em massa, caracterizada pela padronização do design, associada à fabricação de peças intercambiáveis.

Logo nas primeiras décadas do século XX, em Detroit, Henry Ford coloca em prática na sua fábrica de automóveis a produção em série, através das famosas linhas de montagem. Essa nova forma de trabalho consistia na avançada fragmentação de tarefas entre os diversos operários de sua fábrica. Ou seja, cada trabalhador seria responsável por uma única tarefa, que deveria ser repetida infinitamente de forma a se alcançar uma maior produtividade.




Entretanto, o primeiro objeto a ser produzido em massa nos Estados Unidos foi o rifle de pederneira de John H. Hall, que possuía linhas simples, despojadas de ornamentos e, principalmente, partes intercambiáveis.

Hall's Breechloaders of Harpers Ferry

Maine inventor John H. Hall was to receive credit for two notable achievements in firearm history. But despite being the creator of America's first military breechloading rifles, and creator of the first American firearm made with totally interchangeable parts, it took Hall four years to complete the first 22 handmade flintlock breechloaders from his initial government contract of 1,000 ordered in 1819.

Moving operations south from Portland, Maine, to Harpers Ferry, VA., Hall occupied a former sawmill along the Shenandoah River and devoted several years to the construction of workshops and precision machinery to fully meet his goal of interchangeable parts. Hall’s flintlock falling block rifles were reliable arms that were used in the Mexican War, and later his percussion rifle and carbine models were extensively used in the American Civil War. The manufacturing technology developed at the innovative Hall’s Rifle Works was the groundwork for future American military arms production, both at Harpers Ferry Armory and at Springfield Armory.

In the National Firearms Museum collection, several Hall's rifles and carbines are currently on exhibit. Case 31 displays one of the museum’s prizes -- a nearly mint condition flintlock Hall rifle with original bayonet. Other examples are shown in the Mexican War exhibit, including a separated carbine/rifle breechblock that illustrates how the Hall design could provide an impromptu single-shot "pistol" if needed”.





JÚNIOR, Norton Frehse Nicolazzi. A Revolução Industrial. Disponível em: <http://pessoal.educacional.com.br/up/20021/1111376/t1311.asp> acesso em 23 set. 08.

PARTS, Unique Cars &. Ford Modelo T. Disponível em: <http://www.uniquecarsandparts.com.au/lang/pt/car_info_ford_model_t.htm&usg=ALkJrhiIPHaVTZdEICZ2gEuTfn58wWrdFg> acesso em 23 set. 08.

MUSEUM, National Firearms. Hall's Breechloaders of Harpers Ferry. Disponível em: <http://www.nationalfirearmsmuseum.org/archive.asp> acesso em 23 set. 08.


marjOrie.simÕes

Nenhum comentário: