quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sobre Portfólio.

O Portfólio é uma modalidade de avaliação retirada do campo da arte pensado como lembranças de “obras em processo”, no qual possui a finalidade de reeducar a capacidade de percepção, compreensão e valorização dos discentes, atuando como facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, de seu processo ao longo de um período de ensino. É a natureza evolutiva do processo de aprendizagem, pois permite que os professores tenham clareza do que seus alunos aprenderam e que os alunos tenham uma referência do que necessitam aprender.

De acordo com COLLINS (1991), há quatro tipos de evidências que podem fazer parte de um Portfólio: os artefatos (documentos produzidos durante o trabalho do curso), reproduções (documentos que incluem acontecimentos fora de sala de aula), atestados (comentários realizados pelo professor) e as produções (documentos especificamente preparados para dar forma e sentido ao Portfólio, com explicação de metas, as reflexões e as anotações). Cada um decide que trabalhos e momentos são representativos de sua trajetória.

O que particulariza o Portfólio é o processo constante de reflexão, de contraste entre as finalidades educativas e as atividades realizadas. Tal método avaliativo é considerado uma reconstrução do processo de aprendizagem porque os estudantes aprendem melhor a partir de um compromisso com as atividades que acontecem durante um período de tempo significativo e que se constroem sobre conexões naturais com os conhecimentos escolares.


HERNÁNDEZ, F. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.


marjOrie.simÕes

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