quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Fatores ergonômicos básicos – FEB

Os Fatores Ergonômicos Básicos (FEB) devem existir na concepção de qualquer produto a partir da elaboração de projetos.

Tal enfoque sistêmico integra fatores relativos à metodologia projetual a fim de responder às necessidades de forma, função e estrutura, preocupando-se sempre com o usuário em termos de segurança, produtividade, organização e a própria utilidade do produto.

§ Requisitos de projeto: qualidades desejadas do objeto materializado.

× Tarefa: conjunto de ações que torna possível um sistema atingir um objetivo. Fator fundamental que define o projeto do objeto em termos funcionais, operacionais, ergonômicos. Problema: dificuldades de uso. (Características antropométricas, sexo, instrução, idade etc.; interações como nível sensorial: luz, som etc.; nível motor e atividades musculares).

× Segurança: fator de maior ou menor importância, dependendo do objeto. (Características funcionais, de operação, montagem, fixação, sustentação etc.; dispositivos mecânicos, pneumáticos, térmicos etc.; problema: acidentes).

× Conforto: condição de comodidade e bem-estar. Condição objetiva ou subjetiva. Problema: fadiga, doenças etc.

× Estereótipo popular: associado às práticas de uso consagradas. Problema: movimentos compatíveis e incompatíveis.

× Envoltórios de alcance físico: espaço onde devem estar contidos os instrumentos de ação. Problema: dificuldades de alcance para os usuários.

× Postura: organização dos segmentos corporais no espaço. Problema: doenças como tendinites etc.

× Aplicação de força: energia física ou esforço necessário para realizar uma tarefa. Problema: o objeto exigir aplicação de força além da capacidade do usuário.

× Material: todo e qualquer componente do objeto. Problema: especificação errada dos materiais gera problemas de uso, durabilidade etc.

§ Ações de manejo: ação física que se relaciona com o manuseio de qualquer produto que se associa às ações de controle. Podem ser consideradas simples ou complexas.

× Atributos do usuário: habilidade, sensibilidade, força, precisão, compatibilidade, sincronismo, treinamento e experiência.

× Nível de qualificação dos manejos e controles: muito fino, fino, médio, grosseiro e muito grosseiro.

× Atributos dos manejos e controles: baixíssimo, baixo, médio, alto e altíssimo.

× Características do usuário: raça, biotipo (endomorfos, mesomorfos, ectomorfos e mescla dos três), sexo, faixa etária e instrução.

× Conceitos projetuais: elementos físicos de manejo: configuração física do elemento de manejo, características superficiais dos elementos de manejo e postura corporal.

  1. Manuseio operacional: ato de pegar, puxar, girar, torcer etc. Problema: aspectos inadequados de pega, empunhadura e manipulação.
  2. Limpeza: configuração física do produto que facilite a higienização. Problema: acúmulo de sujeira etc. que causem interferência no funcionamento do objeto.
  3. Manutenção: facilidades operacionais que permitam a manutenção.
  4. Arranjo espacial: busca da melhor distribuição relativa dos componentes num determinado objeto ou num ambiente, de modo coerente, harmonioso e equilibrado, funcional e visualmente.

§ Ações de percepção/códigos visuais: dizem respeito à transmissão e recepção das informações, através de um meio qualquer.

× Visual: percepção de formas e cores.

× Acuidade: capacidade visual de enxergar pequenos objetos, detalhes. Problema: dificuldade para proceder à leitura.

× Legibilidade: capacidade de receber uma mensagem e entendê-la pela comparação com informações armazenadas no cérebro. Problema: dificuldade de entender a mensagem.

× Auditivo: sinais auditivos quando se exige muito da capacidade visual. Complementam, reforçam ou substituem os sinais visuais. Problema: dizem respeito à correta especificação dos pré-requisitos do tipo de sinal.

× Tátil: sentido através do qual se percebem sensações de contato e pressão, as térmicas e as dolorosas. Deve permitir que o usuário identifique forma e função do objeto ao simples toque.

× Cinestésico: percepção dos movimentos do próprio corpo. Permite realizar tarefas sem acompanhamento visual.

× Vibração: tremor, balanço, trepidação, oscilação transmitidos para o corpo do usuário. Problema: causa desconforto ao usuário.


marjOrie.simÕes

2 comentários:

Unknown disse...

Você é gatinha hein?!

Boa matéria, tirando o fato de que eu só conseguia olhar para a sua foto no canto

Ariel disse...

que patético..