quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Idéia para o Projeto Final

Já venho pensando no meu projeto final dessa disciplina faz um bom tempo, mas semana passada me veio outra idéia bem diferente do ramo que eu estava seguindo.

Eu estava no salão de beleza e, quando a cabeleireira foi lavar meu cabelo, lembrei o quanto aquela cadeira de lavatório é extremamente desconfortável. Imediatamente comecei a imaginar o que faltava para melhorar esse serviço e muita coisa me veio em mente.

Para ter certeza que não estava inventando algo já existente (e não divulgado), dei uma bela pesquisada na internet e encontrei diversos modelos de lavatório que insistiam em modificar o design do molde do equipamento, da cadeira, ou até mesmo acrescentar um pufe para os pés. O detalhe é que, para mim, o desconfortável não é a cadeira e nesse caso a estética não é meu foco. O que me incomoda (e creio que a todos que usam esse produto) é exatamente o encosto do pescoço – fator ideal nesse tipo de serviço já que o trabalho é feito na cabeça do usuário – e isso não alterou em nada nos objetos abaixo.



Continuando minha pesquisa, encontrei esses projetos de materiais simples que não forçam tanto o pescoço quanto o lavatório comum. Porém, pelas imagens, imagino que se “eliminou” um desconforto, mas foi criado outro: água escorrendo pelo rosto. Creio que, se não for de certo um banho, não é muito agradável ter água com shampoo incomodando o olho, e esses produtos propiciam isso facilmente já que deve se alcançar a raiz superior do cabelo.






Com uma pesquisa mais abrangente, cheguei perto do que eu havia imaginado de início para melhorar o conforto do usuário (posição deitada, pois o pescoço ficaria na linha do corpo sem esforço). Aqui temos a opção de usufruir do produto nas duas posições.






Mas imagine só uma cama tipo maca naqueles salões mínimos que Natal (por exemplo) possui só para lavar o cabelo!!! Nenhuma dona de salão ia querer tanto espaço desperdiçado.

Foi quando encontrei um projeto já criado que superou minha própria idéia – e que me fez desistir desse assunto para o meu projeto final. Achei essa solução perfeita, pois não força o pescoço, não escorre sabão no rosto, possui altura ajustável, entre outras características positivas.

marjOrie.simÕes

Nenhum comentário: